Vamos conversar sobre 13 Reasons Why.

Bom, vou começar esse nosso bate papo dizendo, senta que vem muita coisa por aqui. 

Eu estava pensando em qual título colocar nesse post, pensei em chamar de resenha, pensei em chamar de critica, mas acabei escolhendo por esse que vocês estão vendo ai, nós precisamos conversar sobre a série queridinha da Netflix, 13 reasons why. Vamos lá!

13 reasons why é uma série produzida pela Netflix, que tem Selena Gomez como produtora, inclusive, baseada no livro de mesmo nome do escritor Jay Asher. O livro e a série falam sobre Hannah Baker, uma tipica aluna do ensino médio, que leva uma vida aparentemente normal como qualquer outra, a diferença de Hannah para as outras pessoas, é que Hannah já não está viva quando a série começa. Hannah Baker se suicida.

E é a partir do suicídio de Hannah que a história realmente tem inicio. Que Hannah se mata não é segredo para ninguém, afinal, a trama gira em torno disso, mas o que Hannah faz, isso sim nos diz muita coisa. 

Antes de Hannah tirar a própria vida, ela grava 13 fitas, com os principais motivos que a levaram a cometer suicídio, durante as fitas nós vamos conhecendo mais sobre o dia a dia de Hannah, e entendemos os porquês de sua morte.

A série produzida pela Netflix tem 13 capítulos, ao meu ver, capítulos muito longos e cansativos, a maioria com mais de cinquenta minutos, para mim foi impossível maratonar a série por esse e outros motivos, que lógico, vou citá-los para vocês.

Além dos episódios serem imensos, temos também o peso da história, que para mim foi tão impactante ao ponto de conseguir assistir no máximo, dois episódios seguidos. Eu terminei a série depois de uma semana do seu lançamento, fui assistindo cada episódio bem devagar, parando durante ele pra dar uma respirada, porque realmente não dava para ver tudo de uma vez.

A série trata de assuntos tão sérios quanto suicídio, o bullying por exemplo, é um assunto recorrente durante a série, a realidade dos filhos que muitos pais não enxergam, a forma com que os menos populares são tratados, e o cotidiano problemático dos adolescentes também é mostrado.

Brigas, confusões, buullyng, piadas totalmente sem graça, jogos psicológicos​ e chantagistas, estupro, acobertamento de estupro, pessoas fingindo não ver e não saber de tudo de errado que acontece, isso tudo está presente durante todos os episódios, e isso tudo dificultou que eu assistisse a série rápido.

No livro, Clay, que é nosso personagem secundário, e um amor de pessoa, ouve as fitas em uma noite, mas na série ele demora os 13 episódios para ouvir, não é dito detalhes sobre, mas Clay tomava remédios para controle de ansiedade, então ele tem algum problema que não o deixa ouvir todas as fitas de uma vez, pois isso acaba causando pânico.

Falando sobre o Clay, como já disse, ele é um personagem muito amor, sim, ele também está nas fitas, mas não como um porque ruim, pois de todos aqueles que conheciam Hannah, Clay só era lento, e não estúpido como Bryce ou Justin, por exemplo. Clay é o tipico nerd, quietinho, super na dele, que gosta da garota mas não leva jeito nenhum para isso, e quando ele finalmente toma coragem já é tarde, pois Hannah já foi ferida e muito por outras pessoas, e já não consegue aceitar carinho.

Clay sofre muito para ouvir as fitas e nós sofremos com ele, eu sofri e muito com ele. De todas as pessoas que ouviram as fitas, Clay é o único que não se conforma com tudo que ouviu, e é o único que quer fazer a coisa certa, denunciar quem tiver que denunciar, ajudar quem precisa de ajuda, mas é sempre impedido pelos demais, já que todo mundo acabaria sendo responsável pela morte de Hannah, e por outras coisas também.

A série é bem construída, Ana? Sim, até é, mas na minha opinião ela poderia ter sido encurtada. Ou fizessem episódios menores e menos cansativos, ou até mesmo menos episódios, ao meu ver tiveram quatro episódios que eu considero essenciais, o primeiro, o décimo primeiro, décimo segundo e décimo terceiro. O restante poderia ter sido encurtado, não alteraria em nada o entendimento do público e ficaria melhor para assistir, mas enfim, foi feito e não pode ser desfeito.

São episódios com cenas bem chocantes e reais, cenas de estupro, a cena onde Hannah corta os pulsos na banheira, tudo é mostrado condizendo muito com a realidade. São cenas para quem tem estômago mesmo. Portanto, é ideal lembrar que se você possui algum problema psicológico, algo que ligue a suicídio, bullying,qualquer coisa assim, pense muito antes de assistir, pois sim, pode ser um gatilho para coisas piores.

Eu demorei a escrever porque sim, eu ainda estava digerindo muita coisa da série, quando eu terminei de assistir fiquei em estado de choque pelas cenas, quase vomitei na cena da morte da Hannah, foi tão real que eu senti na minha pele enquanto ela se cortava. Fiquei paralisada por um tempo, escorreram algumas lágrimas, o sentimento de culpa e indignação por tudo que ela sofreu,por tudo que ela passou, pelas pessoas verem certas coisas e não fazerem nada, isso tudo mexeu muito comigo. 

Compensa assistir, Ana? Compensa sim e eu acho que todo mundo, inclusive os nossos pais, devem assistir. É uma série para abrir os olhos de todo mundo, e para aqueles que escolheram sofrer em silêncio, não se calem, por favor, não deixem que façam nada disso com vocês, bullying é coisa séria e da cadeia, vamos atrás desses culpados, não vamos deixar que a taxa de suicídio continue aumentando, nós temos escolha.

Minha palavra final, sim eu gostei da série num todo, achei muito importante e necessária, foi super bem aceita pelo público e tem ajudado muitas pessoas, como eu disse, poderia ter sido menor, mas enfim. Acho sim que tem conteúdo para uma segunda temporada, pois ficaram pontas soltas e brechas no final, então eu gostaria muito de algumas explicações.

Assistam, fiquem atentos aos sinais, as vezes uma pessoa bem próxima de você está precisando de sua ajuda, não vamos deixar isso acontecer, não seja um porquê.

Espero que tenham gostado, um beijo e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas